
Preenchimento com ácido Hialurônico: O que é? Como funciona?
O ácido hialurônico (HA – ácido hialurônico) é uma substância que se encontra naturalmente em nosso corpo, a maior quantidade ocorre em nossa pele. Com a idade, o ácido hialurônico diminui, portanto, sua deficiência pode ser complementada pelo preenchimento com ácido hialurônico. O ácido hialurônico é um glicosaminoglicano que retém a água na pele e é responsável pela hidratação adequada da pele. O tratamento visa suprir a deficiência de ácido hialurônico, responsável pelo manejo adequado da água no corpo, inclusive na pele.
O efeito da liquidação da deficiência é a melhora visível do processo de ligação da água nas células, e assim, a melhora do volume da pele nos locais onde ocorreu a flacidez. Na medicina estética, existem dois tipos principais de ácido hialurônico, reticulado e não reticulado. O ácido hialurônico não reticulado é usado em preparações de mesoterapia para hidratar a pele, após a administração, permanece no tecido por um curto período (de alguns dias a cerca de um mês). É então administrado na pele por uma agulha fina e curta na forma de punções pontuais, após a aplicação de anestesia local com creme anestésico. Quer saber mais sobre preenchimento labial, acesse https://plasticanow.com.br/
O ácido hialurônico reticulado é um preenchimento típico do ácido hialurônico, que, dependendo do grau de reticulação, permanece no tecido por um longo tempo. Quanto mais reticulado o ácido, mais tempo permanece no tecido, embora também dependa das características individuais do paciente e do local de aplicação. Os preenchimentos com ácido hialurônico duram em média de 6 a 18 meses. O ácido hialurônico pode ser administrado em praticamente todas as áreas do corpo.
O que é ácido hialurônico (AH)?
O ácido hialurônico e o colágeno são essenciais para manter a estrutura das camadas da pele. O colágeno dá firmeza à pele enquanto o ácido hialurônico nutre e hidrata o colágeno.
O ácido hialurônico é uma substância presente de forma totalmente natural em nosso organismo. Combina-se com a água e preenche os espaços intercelulares, o que contribui para o seu excepcional poder hidratante e conduz a um tratamento de beleza duradouro da pele que se torna macia, suave e elástica, especialmente no rosto e nos lábios.
É assim utilizado para manter a hidratação da pele e contribui para o seu tom. A quantidade e a qualidade na derme diminuem gradualmente com a idade. Como resultado, a pele seca, fica frágil e aparecem as primeiras rugas. Então, gradualmente, os tecidos relaxam e o rosto fica oco.
O ácido hialurônico que é utilizado nos preenchedores apresenta-se na forma de um gel transparente, mais ou menos viscoso, correspondendo ao seu caráter reticulado. O alto grau de reticulação garante o caráter volumizador do produto. Um produto fracamente reticulado será de baixo volume, mas muito hidratante.
O ácido hialurônico usado em preenchedores é um dispositivo médico controlado pela Agência Nacional de Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde (Ansm).
Devido às suas propriedades hidratantes e volumizadoras, o HA tem várias indicações:
-
É usado pelo médico antienvelhecimento como preenchedor para tratar rugas, linhas finas, olheiras, sulcos, perda de volume, flacidez… Neste caso, é injetado na espessura da pele para restaurá-la. e tom.
-
O HA também é usado para hidratar profundamente a pele. É a técnica de mesolift que consiste em praticar múltiplas pequenas injeções ao nível da derme, onde se formam as rugas. Porque a pele profundamente hidratada é uma pele que envelhece bem e enruga menos.
-
Existem cada vez mais cosméticos antienvelhecimento ricos em ácido hialurônico.
Preenchimento com ácido hialurônico
O tamanho das moléculas de ácido hialurônico varia de acordo com as indicações. A escolha do ácido hialurônico injetado (reticulação, concentração, densidade e profundidade de injeção) será feita de acordo com o tipo de correções a serem feitas:
-
Ácido hialurônico fracamente concentrado e reticulado: para linhas finas, rugas finas ao redor dos lábios, rugas em pés de galinha (ao redor dos olhos)…
-
Ácido hialurônico concentrado: para sulcos nasolabiais, sulcos amargos, linha dos lábios, rugas nas bochechas, vale de lágrimas, cicatrizes…
-
Ácido hialurônico altamente reticulado e concentrado: para dobras profundas, remodelando certos volumes do rosto (maçãs do rosto, têmporas ocas, bochechas, etc.).
A injeção é realizada com agulhas finas ou microcânulas para máxima precisão e para minimizar ao máximo os efeitos colaterais. Nosso blog Cirurgia Plástica falam de muitos outros tipos de cirurgias, veja a seguir https://plasticanow.com.br/?s=publica%C3%A7%C3%B5es
Qual é o procedimento de preenchimento com ácido hialurônico?
O tratamento não é complicado, porém, como todo procedimento de medicina estética, é sempre precedido de uma consulta médica aprofundada. Na primeira etapa, o preparo com anestesia é aplicado na pele em tratamento, geralmente na forma de creme. Às vezes, em casos exigentes, o médico decide usar um agente mais forte, semelhante à anestesia usada em odontologia. O tratamento consiste em uma injeção na epiderme, em local que necessita de renovação, um preparado com ácido hialurônico. O ácido hialurônico tem uma forma de gel elástica, muito plástica e cristalina, que complementa os locais onde aparecem rugas, sulcos ou falta de volume. O ácido hialurônico pode ser administrado com uma agulha ou microcânula. A microcânula é uma agulha romba que desliza no tecido, não causa hematomas, hematomas e minimiza o risco de danificar o vaso sanguíneo. O ácido hialurônico pode ser administrado de muitas maneiras diferentes, linearmente ao longo das linhas de rugas, na forma de depósitos que preenchem o tecido afundado ou como fios hialurônicos destinados a tensionar e levantar a pele.
Tempo do procedimento de enchimento com ácido hialurônico
O tratamento dura de 30 a 90 minutos
O período de recuperação após a aplicação de ácido hialurônico
O procedimento de enchimento, principalmente quando realizado com microcânula, é tão seguro e minimamente invasivo que não requer convalescença. O paciente pode basicamente voltar à atividade normal imediatamente e os efeitos do tratamento são imediatamente visíveis. Às vezes, pode ocorrer um pequeno inchaço local, que não dura mais do que 2 dias. O efeito final do tratamento é visível após 2 semanas, quando o gel se liga à água e se deposita nos tecidos. Durante esse tempo, o paciente deve beber mais líquidos e evitar a sauna e o solário.
Existem contra-indicações para injeções de ácido hialurônico?
Como medida de precaução, as injeções de AH não devem ser realizadas em mulheres grávidas ou amamentando.
Existem contra-indicações para injeções de HA que o médico se esforçará para encontrar antes de qualquer tratamento. É, em particular, um importante terreno alérgico evolutivo, certas doenças autoimunes ou inflamatórias agudas e importantes, hepatite C, injeções anteriores de produtos não degradáveis.
E em alguns casos, precauções devem ser tomadas e o médico terá que realizar testes de tolerância antes de qualquer injeção.
A duração dos efeitos
A durabilidade dos efeitos depende de vários fatores. Ácido hialurônico, como uma substância natural, é removido espontaneamente pelo corpo. Os resultados obtidos duram habitualmente de 6 a 12 meses e, na melhor das hipóteses, até 18 meses, e isso depende, inter alia, de condições genéticas, estilo de vida, dieta ou local onde as deficiências tenham sido corrigidas.
Contraindicações?
- doenças autoimunes,
- gravidez,
- amamentação,
- cicatriz hipertrófica,
- inflamação da pele (herpes, acne),
- hipersensibilidade ao ácido hialurônico.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem
Conselhos antes e depois da injeção
Antes da sua sessão de injeção
-
Evite tomar aspirina ou anti-inflamatório nos 4 a 6 dias que antecedem as injeções para evitar o risco de sangramento. Evite também medicamentos que contenham vitamina C, E ou ginkgo biloba.
-
Relatar uso de anticoagulante
-
Evite tomar álcool ou exposição ao sol nas horas que antecedem as injeções.
Após sua sessão de injeção
-
É aconselhável não colocar nada na pele que não seja recomendado pelo seu médico durante as 12 horas seguintes ao tratamento,
-
Evite tratamentos dentários, qualquer outro tipo de procedimento cosmético
-
Evite todas as atividades esportivas por 2 horas após as injeções
-
Não se exponha ao sol se houver hematomas pós-injeção
-
Nenhuma massagem muito forte do rosto nas 24 horas após as injeções
-
Evite temperaturas extremas (frio intenso, sauna etc.) por duas semanas após o tratamento
-
Evite anti-inflamatórios dentro de 4 horas após as injeções
O tratamento é doloroso?
A maioria dos géis de ácido hialurônico contém cloridrato de lidocaína para melhorar o conforto durante a sessão e reduzir a dor.
É um anestésico local (pode induzir uma reação positiva aos testes antidoping).
Informe o seu médico sobre qualquer hipersensibilidade conhecida à lidocaína e/ou aos anestésicos locais do tipo amino-amida.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_hialur%C3%B4nico