A verdade sobre o que o colágeno realmente faz pela sua pele e cabelo

8 de março de 2021 0 Por eduardo

Pílulas de colágeno têm sido aclamadas por alguns como elixires antirrugas para a pele e guerreiros para a saúde do cabelo e das unhas. Mas eles realmente funcionam ou é tudo exagero?

O que é colágeno?

Uma das proteínas mais abundantes no corpo, o colágeno, constitui uma grande parte da nossa pele, cabelo e unhas, por isso não é de se admirar que a palavra seja grande no mundo da beleza. O colágeno é um polipeptídeo que contém uma mistura de aminoácidos como prolina e glicina que estão presentes em todo o tecido conjuntivo, cartilagem, osso e pele. Seu corpo precisa de colágeno, mas você realmente o faz por conta própria. Muitos de nós não precisamos adicionar colágeno em pó aos alimentos ou tomá-lo como suplemento. Então, toda a empolgação em torno do colágeno foi mal interpretada? Sim e não. Vamos ir ao fundo disso.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Colágeno e seu corpo

O corpo humano não absorve todo o colágeno, então a ideia de que tomar um suplemento pode promover diretamente o crescimento ósseo e a saúde da pele ou do cabelo é incorreta. O que o seu corpo faz é quebrar o colágeno no sistema digestivo em aminoácidos que o corpo usa onde quer que sejam necessários, mas não vai lhe dar automaticamente uma pele brilhante. Do lado positivo, tomar um suplemento de colágeno pode levar seu corpo a produzir mais colágeno. A pesquisa concorda: um estudo descobriu que o colágeno é benéfico para os ossos e articulações, ajudando a produção natural do corpo de colágeno, fornecendo uma fonte biodisponível desses aminoácidos. 

Colágeno e pele

Antes de tomar um suplemento de colágeno na esperança de melhorar sua pele, considere o seguinte: Na verdade, há dados muito limitados, ou estudos científicos rigorosos, sobre colágeno ingerível ou oral neste momento. Consequentemente, o júri ainda não decidiu se esses suplementos realmente têm algum benefício significativo para a pele em mulheres que já estão comendo uma dieta bem balanceada com uma variedade de fontes de proteína, como frango, peixe, ovos, nozes e iogurte. Dos dados disponíveis, um estudo duplo-cego com placebo descobriu que mulheres que tomaram a forma peptídica de colágeno regularmente por oito semanas viram uma redução de 20% nas rugas. 

Colágeno e saúde do cabelo

Conforme você envelhece, os níveis naturais de colágeno em seu corpo diminuem, razão pela qual tomar um suplemento parece convidativo. De acordo com pesquisas, o colágeno tem demonstrado apoiar e aumentar as proteínas de construção do cabelo do corpo, o que pode prevenir a queda de cabelo, estimular o crescimento do cabelo e reduzir a aparência de cabelos grisalhos, apoiando a estrutura saudável do folículo capilar, onde o pigmento é produzido. Além disso, os suplementos de colágeno demonstraram ser muito eficazes no tratamento de cabelos secos e quebradiços, apoiando níveis saudáveis ​​de hidratação no cabelo.

Colágeno, dieta e estilo de vida

Não é suficiente apenas estourar um suplemento de colágeno. A vitamina C e o colágeno devem ser consumidos juntos, pois se você tiver pouca vitamina C no corpo, não será possível produzir colágeno suficiente. Repolho, frutas vermelhas e cenouras aumentam naturalmente a produção de colágeno. E coma alimentos ricos em vitamina C, como laranjas e brócolis. Junto com o declínio da produção natural de colágeno do corpo com a idade, fatores do estilo de vida moderno, como estresse, dieta pobre e desequilíbrios na saúde intestinal, podem diminuir a capacidade do corpo de produzi-lo.

Tipos de colágeno

Existem três tipos de colágeno: o colágeno tipo I compreende 90 por cento da pele, cabelo, unhas, órgãos, ossos, ligamentos, tornando-o o melhor colágeno para a pele e beleza; o colágeno tipo II está associado à cartilagem; enquanto o colágeno tipo III se aplica à proteína fibrosa no osso, cartilagem, dentina, tendão e outros tecidos conjuntivos. 

Fontes de colágeno

Você pode obter colágeno de várias formas: As pílulas de colágeno contêm até um grama de colágeno por comprimido e podem combinar várias cepas de colágeno junto com a vitamina C, o que ajuda seu corpo a produzir mais colágeno. Também existe o pó e o líquido de colágeno, que são ótimos para pessoas que não querem tomar os comprimidos ou têm problemas para engoli-los. No entanto, há saídas de pesquisa limitadas sobre isso. Se você é vegetariano ou vegano, existem suplementos de colágeno adequados para vegetarianos e veganos agora disponíveis que podem conter uma mistura de aminoácidos, extratos de trigo e vitaminas em vez de subprodutos animais. Você também pode obter fontes dietéticas de colágeno de peixes, vacas, porcos e frangos.

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O que evitar em um suplemento de colágeno

Embora a inclusão de vitamina C e ácido hialurônico sejam ótimos para maximizar os benefícios de um suplemento de colágeno, existem alguns ingredientes que você deve evitar, CoQ10, glucosamina e arginina, entre eles. Embora benéficos por si só, eles oferecem baixo valor aos suplementos de colágeno e apenas aumentam o custo do seu suplemento. Você também deve evitar suplementos de colágeno com preenchimentos como maltodextrina, sabores ou açúcares, óleos e ingredientes artificiais. Existem vários outros ingredientes desnecessários de que você pode não precisar, como aminoácidos de cadeia ramificada, que podem ajudar na recuperação de traumas musculares, mas não ajudam a aumentar o colágeno geral do corpo.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A1geno