O que é cirurgia de aumento de queixo?
A cirurgia de aumento do queixo, também chamada de genioplastia, melhora os contornos do queixo, pescoço e linha do queixo. Normalmente, a cirurgia envolve a colocação de um implante em torno do osso do queixo existente de um paciente para aumentar o tamanho e a forma do queixo e alcançar um equilíbrio mais naturalmente atraente entre as características faciais. Quando realizado por um cirurgião plástico experiente e qualificado, o aumento do queixo pode fornecer uma solução permanente para melhorar um queixo fraco ou recuado.
Por que considerar fazer um implante de queixo?
Se você se sente incomodado com o queixo recuado ou “fraco”, ou sente que suas características faciais não têm proporção, a cirurgia de implante de queixo pode ajudá-lo a se sentir mais confiante em sua aparência. Especificamente, o aumento do queixo pode:
- Melhore a harmonia facial trazendo o queixo em melhor proporção com outros recursos
- Corrija um queixo fraco ou recuado
- Melhorar a definição do pescoço e do queixo
- Ajuda a reduzir a aparência de queixo cheio ou “duplo” causado por um osso do queixo pequeno
Escolha de um cirurgião cosmético facial
Uma das decisões mais importantes que você fará ao considerar o aumento do queixo é quem fará a cirurgia. Você deve escolher um cirurgião com vasta experiência em cirurgia estética facial.
Ao consultar os cirurgiões em potencial, pergunte quantos procedimentos de aumento do queixo ele realizou e certifique-se de olhar as fotos de outros pacientes antes e depois. Os resultados que você vê devem parecer naturais para cada paciente.

Como é realizada a cirurgia de implante de queixo?
A cirurgia de implante de queixo é geralmente um procedimento ambulatorial, realizado com anestesia geral ou anestesia local com sedação. Uma pequena incisão é feita sob o queixo ou dentro da boca. Por meio dessa incisão, o cirurgião plástico cria espaço para o implante do queixo e o ajusta ao redor do osso do queixo.
A cirurgia de implante de queixo sozinha geralmente leva menos de 1 hora para ser realizada; entretanto, se você estiver tendo procedimentos adicionais, o tempo de operação aumentará de acordo. Após a cirurgia, a incisão é fechada com suturas e o queixo pode ser enfaixado.
Qual é a aparência de um implante de queixo?
Os implantes de queixo são dispositivos pequenos e sólidos feitos de um material biocompatível, geralmente silicone, que foi moldado para se ajustar ao osso do queixo do paciente. Os implantes de queixo variam em tamanho e contorno; seu cirurgião plástico o ajudará a escolher um implante que alcançará o grau de aprimoramento desejado e fornecerá o resultado de aparência mais natural.
Quando inseridos, os implantes de queixo têm uma sensação muito semelhante a um osso do queixo natural e, quando realizados por um cirurgião plástico qualificado, geralmente é impossível dizer se um paciente teve um aumento do queixo.
Recuperação após cirurgia de implante de queixo
A maioria dos pacientes com aumento do queixo experimenta relativamente pouco tempo de inatividade e volta ao trabalho de mesa e à maioria das outras atividades diárias 7 dias após a cirurgia. O desconforto é normalmente mínimo e facilmente controlado com analgésicos ou compressas frias.
Você precisará dormir voltado para cima, com a cabeça elevada, por no mínimo 1 a 2 semanas após a cirurgia para ajudar a controlar o inchaço pós-operatório e proteger as incisões de cicatrização. Seu cirurgião plástico também pode exigir que você consuma uma dieta exclusivamente de líquidos por um ou dois dias após a cirurgia. Atividades extenuantes geralmente podem ser retomadas dentro de 3 a 4 semanas após o aumento do queixo. É importante seguir as instruções específicas do seu cirurgião plástico durante a recuperação para garantir que você cicatrize bem e que seus resultados sejam ótimos o mais rápido possível.
Os resultados parecem próximos do final dentro de um mês após a cirurgia e são considerados finais após cerca de 3 meses, quando o inchaço residual diminuiu.
Os resultados devem durar ao longo dos anos
Os implantes de queixo são dispositivos médicos muito fortes e duráveis e devem ser permanentes. Embora o processo de envelhecimento afete sua aparência facial de outras maneiras, o contorno aprimorado do queixo não será alterado. Há um pequeno risco de que um trauma facial possa danificar um implante de queixo e exigir outra cirurgia para substituí-lo.
Riscos da cirurgia de implante de queixo
Quando realizado por um cirurgião plástico experiente e qualificado, o aumento do queixo está associado a poucas complicações. Os possíveis riscos incluem infecção, hematoma (hemorragia interna), mudança na posição do implante, cicatrizes deficientes e efeitos colaterais da anestesia.
Você pode minimizar ainda mais o risco escolhendo um cirurgião plástico certificado. Diplomados que passaram por um extenso treinamento de bolsa em cirurgia estética, operam exclusivamente em instalações cirúrgicas credenciadas e usam um anestesiologista MD certificado para anestesia geral.

Diferentes opções para realçar o queixo e o queixo
Embora muitos pacientes optem por fazer apenas a cirurgia de implante de queixo, com a mesma frequência o aumento do queixo será combinado com outros procedimentos para obter melhores resultados.
Rinoplastia + aumento do queixo
Os implantes de queixo podem melhorar drasticamente os resultados da rinoplastia, e o aumento do queixo com cirurgia de remodelagem do nariz é uma das combinações de procedimentos de contorno facial mais comuns.
Lipoaspiração de pescoço + implantes de queixo
Pacientes com excesso de volume abaixo do queixo geralmente optam por fazer a lipoaspiração no pescoço ao mesmo tempo que a cirurgia de implante de queixo. Embora o fortalecimento do queixo ajude a melhorar a definição da linha do maxilar por si só, a remoção do excesso de gordura sob o queixo pode melhorar ainda mais a aparência da parte inferior do rosto e do pescoço.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04/plastica-de-queixo-e-a-que-mais-cresce-nos-eua.html