O que é um lifting de pescoço?
O lifting de pescoço é um procedimento cosmético que remove o excesso de pele e gordura ao redor da linha da mandíbula, criando um pescoço mais definido e com aparência jovem. Os resultados podem ser duradouros, mas a cirurgia de levantamento do pescoço não pode impedir o processo de envelhecimento.
Porque está feito
É feito um lifting de pescoço para reduzir os sinais de envelhecimento na parte inferior do rosto. Geralmente é feito como parte de um lifting facial.
Riscos
Os riscos envolvidos com a cirurgia de levantamento do pescoço podem incluir:
- Sangramento sob a pele (hematoma)
- Reação ao anestésico
- Cicatriz espessa
- Coágulos de sangue
- Infecção
- Lesão no nervo
- Perda de pele
- Feridas abertas
Outro possível risco da cirurgia de levantamento do pescoço é que você pode não estar satisfeito com seus resultados. Nessa situação, outra cirurgia pode ser uma opção.
Como você se prepara

Alimentos e medicamentos
Seu médico pode pedir que você pare de tomar aspirina ou outros medicamentos para afinar o sangue vários dias antes da cirurgia. Estes podem incluir varfarina (Coumadin, Jantoven), heparina e aspirina e outros medicamentos como o ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros).
Outras precauções
Como fumar tabaco causa rugas na pele e retarda tanto a recuperação quanto a cicatrização, seu médico recomendará que você pare de fumar antes de fazer um lifting de pescoço.
Providencie uma carona para casa após a cirurgia e alguém para ficar com você na primeira noite após o procedimento.
O que você pode esperar

Antes do procedimento
Antes de fazer um lifting de pescoço, seu médico irá consultá-lo para avaliar sua saúde e discutir seus objetivos e expectativas cirúrgicas. O seu médico decidirá então qual o método cirúrgico mais adequado para si. Ele pode sugerir procedimentos adicionais, como levantamento de sobrancelha, cirurgia de pálpebras ou recapeamento da pele, que podem ajudar a fornecer os resultados que você deseja.
Seu rosto será examinado e medido, e você poderá tirar fotos para poder comparar sua aparência antes e depois da cirurgia.
Durante o procedimento
Um lifting de pescoço pode ser feito com sedação e anestesia local, na qual apenas parte do corpo fica entorpecida, ou sob anestesia geral.
A lipoaspiração é o procedimento mais comumente usado. O cirurgião faz uma pequena incisão atrás de cada orelha e sob o queixo. Equipamentos especializados aspiram a gordura da linha da mandíbula e abaixo do queixo. Se sua pele é resiliente e o único motivo de sua insatisfação com a aparência do pescoço é a gordura, a lipoaspiração pode deixar o pescoço mais definido.
A lipoaspiração, entretanto, não corrigirá problemas estruturais que contribuem para a aparência do seu pescoço. Seu médico irá discutir o tipo de cirurgia que funcionará melhor para você, dependendo de vários fatores, incluindo o resultado desejado, custo e o que está causando sua insatisfação com seu pescoço.
Após o procedimento
Depois de uma elevação no pescoço, é provável que você tenha inchaço e hematomas.
Pode ser necessário usar uma roupa especial que comprima o pescoço e ajude a reduzir o inchaço. Você também precisará manter a cabeça elevada acima do coração e ereta. Não torça nem dobre o pescoço.
Resultados
Pode levar de várias semanas a meses para que o inchaço e os hematomas desapareçam completamente e até seis meses para que as linhas de incisão desapareçam. Nesse ínterim, tenha cuidado para proteger sua pele do sol, não use roupas que você precise puxar sobre a cabeça e seja gentil com suas incisões cirúrgicas.