PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO: O que é? Como funciona?

O ácido hialurônico (HA – ácido hialurônico) é uma substância que se encontra naturalmente em nosso corpo, a maior quantidade ocorre em nossa pele. Com a idade, o ácido hialurônico diminui, portanto, sua deficiência pode ser complementada pelo preenchimento com ácido hialurônico. O ácido hialurônico é um glicosaminoglicano que retém a água na pele e é responsável pela hidratação adequada da pele. O tratamento visa suprir a deficiência de ácido hialurônico, responsável pelo manejo adequado da água no corpo, inclusive na pele. O efeito da liquidação da deficiência é a melhora visível do processo de ligação da água nas células, e assim, a melhora do volume da pele nos locais onde ocorreu a flacidez. Na medicina estética, existem dois tipos principais de ácido hialurônico, reticulado e não reticulado. O ácido hialurônico não reticulado é usado em preparações de mesoterapia para hidratar a pele, após a administração, permanece no tecido por um curto período (de alguns dias a cerca de um mês). É então administrado na pele por uma agulha fina e curta na forma de punções pontuais, após a aplicação de anestesia local com creme anestésico. O ácido hialurônico reticulado é um preenchimento típico do ácido hialurônico, que, dependendo do grau de reticulação, permanece no tecido por um longo tempo. Quanto mais reticulado o ácido, mais tempo permanece no tecido, embora também dependa das características individuais do paciente e do local de aplicação. Os preenchimentos com ácido hialurônico duram em média de 6 a 18 meses. O ácido hialurônico pode ser administrado em praticamente todas as áreas do corpo.
Qual é o procedimento de preenchimento com ácido hialurônico?
O tratamento não é complicado, porém, como todo procedimento de medicina estética, é sempre precedido de uma consulta médica aprofundada. Na primeira etapa, o preparo com anestesia é aplicado na pele em tratamento, geralmente na forma de creme. Às vezes, em casos exigentes, o médico decide usar um agente mais forte, semelhante à anestesia usada em odontologia. O tratamento consiste em uma injeção na epiderme, em local que necessita de renovação, um preparado com ácido hialurônico. O ácido hialurônico tem uma forma de gel elástica, muito plástica e cristalina, que complementa os locais onde aparecem rugas, sulcos ou falta de volume. O ácido hialurônico pode ser administrado com uma agulha ou microcânula. A microcânula é uma agulha romba que desliza no tecido, não causa hematomas, hematomas e minimiza o risco de danificar o vaso sanguíneo. O ácido hialurônico pode ser administrado de muitas maneiras diferentes, linearmente ao longo das linhas de rugas, na forma de depósitos que preenchem o tecido afundado ou como fios hialurônicos destinados a tensionar e levantar a pele.
Tempo do procedimento de enchimento com ácido hialurônico
O tratamento dura de 30 a 90 minutos
O período de recuperação após a aplicação de ácido hialurônico
O procedimento de enchimento, principalmente quando realizado com microcânula, é tão seguro e minimamente invasivo que não requer convalescença. O paciente pode basicamente voltar à atividade normal imediatamente e os efeitos do tratamento são imediatamente visíveis. Às vezes, pode ocorrer um pequeno inchaço local, que não dura mais do que 2 dias. O efeito final do tratamento é visível após 2 semanas, quando o gel se liga à água e se deposita nos tecidos. Durante esse tempo, o paciente deve beber mais líquidos e evitar a sauna e o solário.
A duração dos efeitos
A durabilidade dos efeitos depende de vários fatores. Ácido hialurônico, como uma substância natural, é removido espontaneamente pelo corpo. Os resultados obtidos duram habitualmente de 6 a 12 meses e, na melhor das hipóteses, até 18 meses, e isso depende, inter alia, de condições genéticas, estilo de vida, dieta ou local onde as deficiências tenham sido corrigidas.
Contraindicações?
- doenças autoimunes,
- gravidez,
- amamentação,
- cicatriz hipertrófica,
- inflamação da pele (herpes, acne),
- hipersensibilidade ao ácido hialurônico.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_hialur%C3%B4nico